Demanda e oferta
Conceito
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou a preferência do indivíduo.
A lei geral da demanda – há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem.
Exemplo 1:
Fonte: Jornal Valor Econômico de 29 de Setembro de 2010
No exemplo 1 podemos observar na reportagem, que em determinado período houve uma alta nos preços do etanol, e consequentemente, parte dos consumidores migraram para o uso da gasolina para abastecerem seus veículos.
O que ocorreu de fato foi que a demanda foi influenciada pelo preço de outros bens. A gasolina é um bem substitutivo ou concorrente do etanol e o aumento do preço do último fez com que os consumidores passassem a substituí-lo pela gasolina, ocorrendo um exemplo de variável que afeta a demanda de um bem.
Oferta
Conceito
Pode-se conceituar oferta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.
Diferentemente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços, coeteris paribus. É a chamada lei geral da oferta.
Exemplo 2:
Fonte: Jornal Valor Econômico de 27 de Setembro de 2010
No exemplo 2, podemos observar um exemplo na variável da oferta de mercado – os fatores de produção.
Houve uma maior disponibilidade de