delegação de autoridade
É uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa. Identificam às atividades da empresa, onde elas serão agrupadas em órgãos. Todo esse agrupamento junto com a divisão dos órgãos em unidades menores só será denominado de acordo com os critérios de departamentalização. Apesar de possuir o nome de departamentalização não se deve sugerir que os órgãos criados sejam nomeados de departamentos. Essa nomenclatura fica a critério do organizador que deve ser coerente e uniforme para toda a empresa.
Critérios para a departamentalização:
Funcional
Geográfica
Produto (ou serviço)
Clientela
Processo
Absorção pelo maior usuário (ou equipamentos)
Volume de trabalho
Tempo ou turno
Conveniência empírica.
Departamentalização funcional
A departamentalização funcional (por função ou propósito) consiste em agrupar em um mesmo órgão as atividades da mesma natureza e também de mesma especialidade. A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional.
Essa figura representa a organização de uma empresa de porte médio e demonstram as quatro departamentalizações.
Departamentalização por serviço ou produto.
A departamentalização por serviço ou produto agrupa em um mesmo órgão todas as atividades diretamente relacionadas a um determinado produto ou serviço, independente da sua natureza ou especialidade.
Departamentalização por clientela
Nessa departamentalização o agrupamento das atividades tem por objetivo de servir determinado grupo de pessoas como clientes internos e externos.
Departamentalização por área geográfica ou região
É o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde estão localizadas as operações. E ocorre principalmente em organizações cujas atividades são geograficamente desconcentradas, as quais seriam necessárias que todas as atividades sejam executadas na mesma região e com a supervisão de administrador local. Ela