DEGRADAÇÃO DOS RIOS
Componentes:
Jefferson Dias
Luma Moreda
Mariana Divino
Necyara Ciari
Docente: Ana Licks Almeida
Disciplina: Teoria e História do Urbanismo
Conceito
Um rio é um curso natural de água, usualmente de água doce, que fui no sentdo de um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente fui para o solo ou seca completamente antes de chegar a um outro corpo d'água. Pequenos rios também podem ser chamados por outros nomes, incluindo córrego, riacho, riachuelo, canal e ribeira. Não existe uma regra geral que define o que pode ser chamado de rio, embora em alguns países ou comunidades, um fuxo pode ser definido pelo seu tamanho.
Introdução
A atual degradação dos cursos d’água em meio urbano demonstra a situação extrema em que chegou o confito entre expansão urbana e preservação do meio ambiente, com a urbanização cada vez mais rápida e sem planejamento, sem as condições de infraestrutura necessárias ao assentamento de toda população, ocasionando desastres e degradação ambiental. Por outro lado, provando que é possível recuperar as águas urbanas, surgem cada vez mais iniciatvas de recuperação e valorização de rios e córregos em diversas cidades no mundo.
Implicações
O crescimento descontrolado das cidades vem causando problemas de ordem social, econômica, polítca e, principalmente, ambiental.
Especulação imobiliária
As desigualdades sociais
Falta de planejamento favorecem a expansão da malha urbana sobre áreas de interesse de preservação, como fundos de vales, margens de cursos
Rio Camarajipe
Localizada no miolo da cidade de Salvador, a Bacia do Rio
Camarajipe possui uma área de 35,877km2(o que corresponde a
11,62% do território municipal de Salvador).
Encontra-se limitada ao Norte pela Bacia do Cobre, à Leste pela
Bacia Pedras/Pituaçu, à Oeste pela Península de Itapagipe e ao Sul pela Bacia do Lucaia. Com uma população