degenerações
ARTERIOSCLEROSE: O termo designa três doenças que acarretam o espessamento e endurecimento das paredes arteriais.Tais doenças são:Aterosclerose,calcificação da média de Mönckberg e arteriolosclerose.
ATEROSCLEROSE:Doença de artérias de grande e,ou médio calibre caracterizada por alterações de acúmulo em sua camada íntima,principalmente de lipídios.A aterosclerose é um subtipo de arteriosclerose e os dois não são sinomimos.
2- a)Explique o que são xantomas, e busque na Internet imagens que ilustrem esse tipo de lesão.
Os xantomas são lesões cutâneas de morfologia variável, decorrentes do depósito de lípidios na pele,geralmente apresentam coloração amarelada pela deposição de colesterol. Esses depósitos processam-se no interior de histiócitos, que adquirem aspecto espumoso. São a exteriorização, na cútis, de doenças por distúrbio local ou geral do metabolismo lipídico e, em aproximadamente metade dos casos, ocorrem na ausência de hiperlipemia e hipercolesterolemia.
Fonte:Xantoma plano difuso normolipêmico idiopático com hiperesplenismo
Fonte: Síndrome em Questão
b)A afirmação''Xantomas sempre são encontrados em pacientes com hipercolesterolemia" é verdadeira? Justifique.
A afirmação não é verdadeira,já que metade dos casos de xantomas ocorrem sem histórico de hipercolesterolemia.
3)Explique de forma sucinta a sequência de eventos que justificaria o aparecimento e progressão das lesões relacionadas à aterosclerose.
Em muitos indivíduos, tanto o início quanto a progressão da lesão da placa aterosclerótica estão associados aos aumentos acentuados das lipoproteínas plasmáticas de baixa densidade (LDL). O acúmulo de lipídios no interior das células musculares lisas proliferadas, dos macrófagos presentes nas lesões e da matriz do tecido conjuntivo intracelular é um achado comum nas lesões ateroscleróticas.
A presença de altos níveis de LDL sugere que a