Revisão de Patologia Básica - Degenerações e Lesões
ODONTOLOGIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
DEGENERAÇÕES
Conceito de Virchow: alterações regressivas das células, manifestadas por modificações das estruturas citoplasmáticas e nuclear por diminuição da função celular. REVERSÍVEL.
Padrões Degenerativos: Alterações do equilíbrio hídrico-elétrico(edema), sobrecarga de produtos catabólicos(proteínas, glicogênio, lipídios) e acúmulo de produtos não degradados com alteração no processamento/excreção celular(pigmentos, minerais e substâncias exógenas).
Homeostasia: A célula normal corresponde a um estado estreito de equilíbrio entre sua estrutura, função e estado de metabolismo.
Adaptações: são respostas estruturais e funcionais reversíveis a estresse fisiológicos ou à estímulos patológicos, durantes os quais a célula se modifica afim de sobreviver ou exercer determinada função sobre um meio. Ex.: decréscimo de nutrientes, demanda aumentada, estimulação diminuída, irritação crônica por agentes físicos ou químicos.
Exemplos de Resposta Adaptativa: hipertrofia(aumento do tamanho e da atividade funcional da célula), hiperplasia(aumento do número de células), metaplasia(mudança do fenótipo da célula).
Estresse Fisiológico Reversível: quando o estresse é eliminado, a célula pode retornar ao seu estado original sem ter sofrido qualquer dano.
Lesão Celular: Podendo ser leve e reversível, diante de adaptação a estímulos nocivos e estresse fisiológico ou irreversível quando há incapacidade de adaptação, sendo a lesão intensa e progressiva levando a morte celular – Redução do suprimento de oxigênio, lesão química, infecção microbiana;
Envelhecimento Celular: Lesão subletal cumulativa ao longo da vida.
Lesão Crônica: Alterações metabólicas, genéticas ou adquiridas: acúmulos intracelulares, calcificação.
Degeneração Reversível: Tumefação celular (alterações na concentração de íons e influxo de água – DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA, degeneração gordurosa – ESTEATOSE; – Redução da fosforilação