Vida
A eficácia da terapia manual no tratamento da tendinite calcária do músculo supra-espinhoso
Ana Lidia Lobato Gomes1 lilidinhafisio@hotmail.com Dayana Priscila Maia Mejia2
Pós-graduação em Fisioterapia em Reabilitação na Ortopedia e Traumatologia com ênfase em Terapia
Manual Faculdade Ávila
Resumo
A inflamação do tendão supra-espinal ou de sua inserção associada com depósitos de sais de cálcio caracteriza a tendinite calcária do supra-espinhoso. Pode ocorrer essa calcificação por alterações bioquímicas no músculo e também pela própria compressão, porém suas causas não são bem esclarecidas, podem ser, pelo uso prolongado e repetitivo dos músculos do ombro com o braço no nível do ombro ou acima, rotação externa repetitiva da parte superior do braço e recuperação incompleta após ruptura do tendão supra-espinal. Algia aguda e muito intensa, que restringe o movimento ativo e passivo e evidência radiológica de calcificação fazem o diagnóstico de tendinite calcificante. A atenção para a apresentação clínica e as características radiográficas, morfológicas e macroscópicas do depósito de cálcio facilitara a diferenciação entre a fase de formação e de reabsorção, que é de primordial importância na conduta desta patologia. O objetivo deste é estudar a eficácia do tratamento fisioterápico através da terapia manual na reabsorção da tendinite calcária do supra-espinhoso, através de uma revisão de literatura.
Palavras-chave: Eficácia; Terapia. Tendinite
1 INTRODUÇÃO
O tratamento por terapia manual em tendinite calcaria do supra-espinhoso é pouco conhecido, fato que despertou interesse na realização da pesquisa, porém este também consiste em um fator limitante para a discussão.
A anatomia do complexo articular do ombro permite uma extensa amplitude de movimento.
Essa grande amplitude de movimento do ombro permite o posicionamento preciso da mão distalmente, permitindo tanto movimentos grosseiros como finos. Contudo, o alto grau de
mobilidade