Lesões ou Degenerações ou Alterações irreversíveis
1) Quais as diferenças fundamentais existentes entre necrose e apoptose?
A primeira é um processo benigno e natural enquanto a segunda é patológica.
APOPTOSE ou morte celular programada é um tipo de "auto-destruição celular" que requer energia e síntese protéica para a sua execução. Está relacionada com a homeostase na regulação fisiológica do tamanho dos tecidos, exercendo um papel oposto ao da mitose. O termo é derivado do grego, que referia-se à queda das folhas das árvores no outono - um exemplo de morte programada fisiológica e apropriada que também implica em renovação.
NECROSE, no campo da medicina, é o estado de morte de um tecido ou parte dele em um organismo vivo. Pode ter causas fisiológicas, ou pode ser causado por graves traumatismos, ou por agentes biológicos, como a ação de fungos, bactérias e vírus.
2)Quais as funções da apoptose?
Ocorre no desenvolvimento embrionário, na organogênese, na renovação de células epiteliais e hematopoiéticas, na involução cíclica dos órgãos reprodutivos da mulher, na atrofia induzida pela remoção de fatores de crescimento ou hormônios, na involução de alguns órgãos e ainda na regressão de tumores. Portanto consiste em um tipo de morte programada, desejável e necessária que participa na formação dos órgãos e que persiste em alguns sistemas adultos como a pele e o sistema imunológico.
2) Descreva a “dança da morte”.
3) Descreva as alterações celulares seguintes à morte celular provocada.
1)Diminuição da célula com agregação dos componentes celulares, o que deixa a célula bastante eosinofílica.
2)O núcleo celular muda de aspecto, a cromatina se prende à carioteca e toma um aspecto mais denso , além disso pode ocorrer a fragmentação do núcleo (cariorréxis).
3) Formam-se bolhas de citoplasma partindo da membrana plasmática celular que se desprendem e formam corpos apoptóticos. Eles serão então reconhecidos e fagocitados por leucócitos. Alguns