Patologia aula 1
PATOLOGIA GERAL (4: Alterações Regressivas, Distúrbios Inflamatórios, Alteração e Reparo e Alterações Progressivas)
Alterações regressivas; Lesão e Adaptação Celular
Processo regressivo diminui tamanho e função de células.
Morte da célula ocorre quando a lesão celular é irreversível.
Alterações regressivas da célula (alterações catabióticas ou passivas): o metabolismo apresenta-se reduzido e a função celular diminuída ou abolida.
Abrangem as degenerações e, ao lado destas devidas a distúrbios metabólicos, as atrofias e a morte celular ou necrose. Se a célula possui lipofuscina em seu interior é porque sofreu processo regressivo.
Alterações progressivas da célula (alterações anabióticas ou ativas): metabolismo e funções celulares se acham aumentadas.
Compreendem os distúrbios de crescimento: hipertrofias, hiperplasias, regenerações, metaplasias e neoplasias.
Uma célula através de um estímulo ou agressão, pode sofrer um processo de adaptação ou crescimento.
Ou, se ela não se adaptar, pode ocorrer uma lesão, que pode ser reversível ou irreversível.
Embora a célula apresente uma modificação de sua função, eu chamo de lesão reversível quando, ao se retirar o agente indutor, a célula volta à sua condição anterior (Exemplos: Degeneração hidrópica, Degeneração gordurosa [Esteatose]). Irreversível (Exemplos: Apoptose, Necrose).
Adaptação, lesão irreversível e morte celular podem ser considerados estágios de um dano progressivo das funções e estruturas celulares normais. Por exemplo: em resposta a cargas hemodinâmicas crescentes, o coração primeiro se alarga, o que representa uma forma de adaptação. Se o suprimento sanguíneo para o miocárdio não for suficiente para a demanda, o músculo sofre lesão irreversível e finalmente ocorre a morte celular.
MECANISMOS GERAIS DE ACÚMULO INTRACELULAR:
Reversível
Irreversível
Célula normal mecanismo anormal esteatose hepática
Mutação de ume proteína não ocorre