Casos clinicos atividade
Profª. Msc: Ivina Lopes
Acadêmico: Flávio Ruan
Disciplina: Patologia Geral
Turma: 5-BIM
Data: 03/04/2014.
Atividade Avaliativa
1- Paciente J.G.G. é um homem de 61 anos de idade residente em Buenos Aires, Argentina, que começou há cerca de 3 meses com incómodos no ombro esquerdo, disfonia e astenia. Após ser avaliado pelo médico de família, na exploração física constatou-se a existência de uma adenopatia supraclavicular direita assim como duas adenopatias laterocervicais esquerdas de aproximadamente 2 cm cada uma. Por esse motivo, realizou-se um Raio X ao tórax que determinou uma massa de 3 cm x 4 cm no lóbulo superior esquerdo juntamente com um espessamento do mediastino. Com o diagnóstico de um provável carcinoma do pulmão, foi avaliado pelo pneumologista da sua zona, que lhe indicou a realização de uma TC torácica e abdominal; na mesma pôde observar-se uma massa de 3,4 x 4,1 cm de diâmetro máximo no lóbulo superior do pulmão esquerdo, múltiplas adenopatias mediastínicas bilaterais e hilares esquerdas e pelo menos 5 imagens hepáticas compatíveis com metástases. Também se realizou uma gamagrafia óssea, que não evidenciou doença tumoral. No dia 2 de Junho de 2005 realizou-se uma punção-aspiração com agulha fina (PAAF) da massa tumoral. O diagnóstico anátomo-patológico foi compatível com um adenocarcinoma do pulmão moderadamente diferenciado. Na análise ao sangue realizada destacava-se uma LDH anormalmente elevada.
Com o diagnóstico de adenocarcinoma do pulmão no estádio IV, recomendaram-lhe que iniciasse tratamento de quimioterapia com cisplatina e gemcitabina.
a) O que são degenerações? Comente sobre a sua classificação.
R: São lesões reversíveis decorrentes de alterações bioquímicas que resultam no acúmulo de substâncias no interior das células. As degenerações são classificadas de acordo com a natureza da substância acumulada na célula: Degeneração Hidropica: Degenerações com acúmulo de água e elitrolito; Degeneração Hialina e