Degas
FACULDADE DE ARTES PLÁSTICAS
CURSO DE ARTES PLÁSTICAS
DEGAS: FASCÍNIO PELO DESENHO
ISABELA GENTIL FERRAZ
São Paulo
2013
ISABELA GENTIL FERRAZ
DEGAS: FASCÍNIO PELO DESENHO
Trabalho de conclusão apresentado a disciplina de História da Arte I, orientada pela professora Maria Carolina Duprat Ruggeri para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Artes Plásticas, da Fundação Armando Álvares Penteado.
São Paulo
2013
RESUMO
O presente texto retrata da relação do artista francês, Edgar Degas, com seus desenhos acerca da busca incessante pela perfeição dos detalhes e da construção da obra como um todo e, também, dos temas da realidade social e psicológica com os quais procura trabalhar, sendo o principal deles, o ballet.
SUMÁRIO
INTRODUÇAO 05
1. EDGAR DEGAS 05
2. DESENHO 05
2.1 REALISMO, FOTOGRAFIA E INGRES 06
2.2 AS BAILARINAS 08
CONSIDERACOES FINAIS.......................................................................................08
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................................10
ANEXO........................................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Quando vista pela primeira vez uma obra de Edgar Degas, como alguma de suas pinturas dos ensaios de ballet, não fica possível imaginar que, por trás da delicadeza daquelas bailarinas, possa existir um personagem tão rígido, perseverante e de uma personalidade tão particular quanto esse mestre do desenho.
Com base na leitura do livro Degas Dança Desenho, de Paul Valéry, o texto abordará o jeito com o qual o artista plástico lidava com suas obras, incluindo seu estilo técnico, suas