Definições de IED I
Dayane Montes
Atividade extraclasse de Introdução ao Estudo de Direito I
Macapá
2014
1 Proselitismo
O proselitismo é o intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas, ou determinados grupos, a uma determinada causa, ideia ou religião.
2 Empírico
Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma.
3 Pragmático e o teórico
Pragmático é todo aquele conhecimento que toma por critério da verdade o valor prático: é verdadeiro tudo o que pode ser feito com êxito e não há verdade absoluta. Enquanto o teórico é o seu oposto, sem nenhum caráter prático real.
4 Tese e antítese
A tese e antítese fazem parte dos três elementos da dialética hegeliana, junto à síntese. Uma tese é uma proposição intelectual. Atualmente é principalmente o trabalho acadêmico, que apresenta o resultado de investigação complexa e aprofundada, sobre temas mais ou menos amplos, com abordagem teórica definida. Já a antítese consiste na exposição de ideias opostas. Vem para contrastar com a tese, dando ênfase aos conceitos envolvidos, aproximando os sentidos opostos.
5 Progressista e reacionário
O termo progressista se refere àqueles que são favoráveis à mudança em detrimento da tradição, mesmo com prejuízo da conservação dessas e das leis. Quando um progressismo é radical, chama-se revolucionário: termo associado a uma mudança fundamental no poder político ou na organização estrutural de uma sociedade, que ocorre em um período relativamente curto de tempo. O revolucionário é oposto ao reacionário. É associado aos militantes de esquerda, atualmente, designando os que se põe às mudanças na sociedade por eles antes preconizadas.
REFERÊNCIAS
WIKIPÉDIA. Proselitismo. Wikipédia. 2014. Disponível em: .