guerra dos cem anos
A data do seu nascimento é imprecisa, de acordo com o seu interrogatório em 24 de Fevereiro de 1431, Joana teria dito que na época tinha 19 anos portanto teria provavelmente nascido em 1412. Não se sabe a idade correcta de Joana pois naquela época não importava a idade exacta, por isso o termo certo a usar seria "mais ou menos". Joana declarou uma vez, quando interrogada sobre a sua idade, ("tenho 19 anos, mais ou menos").
Movida por uma fé inquebrável, Joana d'Arc contribuiu de forma decisiva para mudar o rumo da guerra dos cem anos, entre a França e a Inglaterra. Filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée, tinha mais quatro irmãos: sendo ela a mais nova de todos. O seu pai era agricultor e a sua mãe ensinou-lhe todos os afazeres de uma menina da época, como fiar e costurar. Joana também era muito religiosa ia muito a igreja e frequentemente fugia do campo para ir orar na igreja da sua cidade. No seu julgamento, Joana afirmou que desde os treze anos ouvia vozes divinas. Segundo ela, a primeira vez que as escutou, vinham da direcção da igreja acompanhadas de uma claridade e sensações de medo. Dizia que às vezes não as entendia muito bem e que as ouvia duas ou três vezes por semana. Entre as mensagens que ela recebeu estavam conselhos para frequentar a igreja, e que deveria travar o domínio que havia na cidade de Orleães. Posteriormente ela identificaria as vozes como sendo do Arcanjo São Miguel, Santa Catarina de Alexandria e Santa Margarida.
Desde que o Duque da Normandia, Guilherme, o Conquistador, se apoderou da Inglaterra em 1066, os monarcas ingleses passaram a controlar extensas terras no território francês. Com o tempo, passaram a ter vários ducados franceses: Aquitânia, Gasconha, Poitou e a Normandia, entre outros. Os duques, apesar de vassalos do rei de França, acabaram por tomar