sistema humano
1. Porção condutora: é formado pelos órgãos tubulares (laringe, traqueia e brônquios), que conduzem o oxigênio do meio externo até os pulmões e por sua vez elimina o gás carbônico.
Brônquios e traqueia –condutores de ar
Laringe – fonação
Faringe – relacionada ao sistema digestório
Nariz – função olfatória
Porcão respiratória: é composta pelos pulmões que por meio de seus alvéolos realiza a hematose (absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico).
Pulmão
2. Cavidade nasal: é a escavação que encontramos no interior do nariz ela é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. E na cavidade nasal que o ar torna – se condicionado, ou seja, e filtrado, umedecido e aquecido
Faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica – se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir e laringe.
Laringe: é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação a faringe. A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma cartilagem chamada epiglote que funciona como válvula. Quando nos alimentamos a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote, isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.
3. Trajeto: através das fossa nasais as quais são duas cavidades paralelas que começa nas narinas e tem o seu fim na faringe, são separadas por uma parede cartilaginosa chamada de septo nasal. Em seu interior existem outras cavidades denominadas de cornetos nasais, que tem a finalidade de fazer com que o ar passe pelos turbilhoes as denominadas conchas nasais que são revestidas por células produtoras de muco e células ciliadas que por sua vez tem a função de umedecer, filtrar