Definição e função dos Macronutrientes
1. INTRODUÇÃO De forma geral, a alimentação consiste no processo de ingerir substâncias com o fim de prover energia ao organismo vivo para dessa forma mantê-lo apto a desenvolver suas funções vitais básicas. Com a espécie humana não é diferente, a necessidade de se buscar alimentos é o que moldou nossa civilização. A partir da criação da agricultura, pudemos deixar de ser nômades para viver em lugares fixos por longos períodos até chegarmos ao modelo de sociedade em que nos encontramos atualmente.
Nossa alimentação consiste no consumo de produtos de origem animal, vegetal e até mesmo sintético que podem ser divididos em três grupos de alimentos: Carboidratos, proteínas e lipídeos. Esses grupos são responsáveis por fornecer energia ao nosso corpo e são denominados Macronutrientes.
2. CARBOIDRATOS
Também conhecidos como glicídios, hidratos de carbono ou açucares, os carboidratos são fornecedores de energia para o nosso organismo, consistem em compostos feitos a partir de moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio que podem se combinar em compostos simples ou complexos.
Além da função principal de fornecimento de energia, os carboidratos também podem armazenar essa energia em forma de glicogênio ou até mesmo tecido adiposo para uso futuro além de participarem de importantes funções fisiológicas como processos metabólicos, funções enzimáticas e estruturas celulares.
2.2 MONOSSACARÍDEOS
São carboidratos de estrutura simples contendo de três a nove átomos de carbono, sendo os que possuem quatro átomos denominados tetroses; com cinco, pentoses; com seis, hexoses e assim sucessivamente.
Os monossacarídeos constituem na principal fonte de energia para a maioria dos seres vivos como por exemplo na forma de glicose, fonte extremamente importante de combustível que se apresenta como uma hexose e que é a forma de carboidrato que chega a nossa corrente sanguínea para alimentar nossas células. 2.3 DISSACARÍDEOS