Temas
A aquisição de compostos químicos realizada por um organismo para suprir o seu metabolismo é chamada de nutrição. O metabolismo compreende os processos pelos quais os compostos químicos (nutrientes) são utilizados para o crescimento e manutenção do ser. Os nutrientes podem, principalmente, ser convertidos em material celular ou ser usados como fonte de energia. As plantas, geralmente autotróficas, não dependem do fornecimento de compostos ricos em energia produzidos por outros organismos, como, ocorre aos heterotróficos.
Uma separação didática tradicional organiza a absorção de nutrientes das plantas em micronutrientes e macronutrientes. A primeira são os nutrientes requeridos em menor quantidade pela planta como B, Cl, Cu, Fe, entre outros e a absorção de macronutrientes, se refere aos demais elementos que geralmente são absorvidos do solo como por exemplo: Ca, K, S, Mg, P, N.
2 Revisão bibliográfica
2.1 Macro e micronutrientes
Por meio da fotossíntese, as plantas são capazes de produzir a matéria orgânica necessária para constituir seus corpos e obter energia metabólica. O processo fotossintético tem como matéria-prima o gás carbônico proveniente do ar e a água proveniente do solo. Além de água, as plantas retiram do solo sais minerais, que contêm elementos químicos essenciais ao organismo vegetal. Gás carbônico, água e sais minerais fornecem as plantas todos os elementos químicos indispensáveis à vida. Alguns desses elementos são necessários em quantidades relativamente grandes, sendo por isso chamados de macronutrientes ou macro-elementos. Outros são necessários em quantidades relativamente pequenas, sendo por isso chamadas de micronutrientes ou micro-elementos (FERREIRA, 2010).
É importante o estudo das funções dos nutrientes na planta, para conhecermos como a planta transforma a luz em produtos orgânicos ou melhor entendermos a vida da planta e qual a participação dos elementos químicos neste processo. Isto pode ajudar na