Fertilizante - potássio
Há milhões de anos a água salgada capturados nas planícies, continha muitos sais de potássio. Essa água evaporou, deixando uma camada composta de sulfato de cálcio, cloreto de sódio (sal), cloreto de potássio e sais de magnésio. Hoje depósitos de potássios são encontrados enterrados em uma profundidade de 500 a 1 000 metros de profundidade.
O Brasil infelizmente sofre uma carência na produção do Potássio, sendo um dos maiores importadores. Suas reservas de Potássio são bastante baixas e encontram-se concentradas na região de Laranjeiras (SE). Cerca de 90% do Potássio utilizado no Brasil é importado do Canadá, Rússia, Alemanha e Israel.
O Potássio é muito importante para a sobrevivência das plantas, e exerce grande influência na indústria agrícola.
Hoje em dia com os avanços tecnológicos a indústria dos fertilizantes tem crescido muito, ajudando cada vez mais no desenvolvimento dos legumes, frutas, grãos e alimentos em geral. Sabemos que o mundo enfrenta diversos problemas, solos inférteis, pragas, secas, clima. Tudo isso interfere na produção mundial de alimentos, mas, sem dúvida, se não houvesse os fertilizantes para nos ajudar a combater esses problemas, o mundo hoje poderia enfrentar um grande problema na produção de alimentos.
2- O Que é Fertilizante e Por Que as Plantas Precisam Dele?
As plantas, para se desenvolverem adequadamente, necessitam de ter à sua disposição quantidades adequadas de elementos nutritivos ou nutrientes.
Um solo fértil deve ter capacidade para fornecer às plantas os nutrientes que elas necessitam, de uma forma equilibrada.
Sempre que os solos não tenham essa capacidade, é necessário recorrer à utilização dos fertilizantes.
Podemos definir "Fertilizantes ou Adubos" como: Compostos ou substâncias químicas que se aplicam ao solo ou à parte aérea (superior) das plantas com o objetivo de melhorar a sua nutrição, crescimento e produtividade.
Estas substâncias tanto podem ter uma ação direta sobre