Cosan
Waldir Martins de Almeida Junior
MBA Executivo em Gestão de Negócios
2014.07 - Estratégia Empresarial - Turma 02
Professor: Raul Araújo da Silva
1) Elabore uma análise ambiental (cinco forças de Porter) para o setor de açúcar e álcool.
Considerando o estudo de caso da COSAN, observa-se que o setor sucroalcooleiro tem passado por inúmeras transformações na última década. Dentre as mais importantes, podemos citar as diversas fusões e aquisições, diversificação do mix de produção, evolução quanto ao consumo mundial de biocombustível, bem como, avanços tecnológicos e maior produção de veículos biocombustível face à renovação de frotas.
Análise ambiental – Setores: Açúcar e Álcool
a) Concorrência
No setor de açúcar, identificamos que o principal concorrente do Brasil é a
Índia, conforme análise a participação de ambos os países obteve um crescimento relevante nos últimos anos. Atualmente, o Brasil e a Índia, representam 33% da produção e 52% da comercialização mundial de açúcar.
No setor de álcool (etanol), identificamos como principal concorrente o setor de petróleo, considerando a elevada demanda deste produto como combustível.
Os biocombustíveis apresentam evolução nas vendas, devido à trajetória visualizada nos últimos anos quanto à busca de novas alternativa relacionadas às questões de prevenção ambiental, aumentando tal concorrência.
b) Novos Entrantes
Através do estudo de caso, observa-se que há grande potencial de crescimento para o mercado de biocombustível, com diversos registros de novos entrantes, sendo grandes empresas e investidores internacionais, contemplando o elevado investimento para atuação neste mercado.
Podemos citar ainda, as diversas fusões e aquisições que vem ocorrendo com as empresas que estão inseridas no mercado brasileiro, em alguns casos com expressivo passivo bancário devido a recursos tomados junto a terceiros, com elevados custos.
Os novos entrantes