definição do publico alvo
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2014.
Resumo: O mercado tem seu conceito em relação a oferta, pessoas ou empresas que almejam vender bens ou prestar algum tipo de serviço. Quando alguém começa uma nova empresa, passa a realizar uma nova função no mercado, operando ao lado da oferta.
Para que desempenhe sua nova função com sucesso, o empreendedor irá necessitar de informações que o ajudem a construir com clareza, possíveis três vertentes.
1. O mercado consumidor, qual os que irão fazer parte serão os consumidores que comprarão as mercadorias ou utilizaram os serviços a serem prestados, para que o empreendedor obtenha dados sobre o consumidor, é preciso que faça uma pesquisa no mercado.
2. O concorrente, mercado que vende ou oferece serviços similares aos que serão oferecidos. É importante prestar atenção, na qualidade, acabamento, embalagem, durabilidade, e se o consumidor tem o fácil acesso. Podem ser feitas experimentações sobre o concorrente para que consiga identificar, aspectos que podem ser melhoradas no produto.
3. O fornecedor que oferece, maquinas, matérias, matéria prima, embalagens e outros itens, que sejam necessários para o desenvolvimento do produto ou serviços, informações sobre os fornecedores, que podem ser encontrados em locais como internet, revistas, etc.
Segmentar o mercado significa colocá-lo em diferentes grupos para que tenha a percepção dos valores, comportamentos semelhantes, compradores os quais tenham desejos e necessidades. Esta segmentação poderá ser feita de duas maneiras.
De acordo com as devidas características dos consumidores: Demográficas - Idade, sexo, raça, tipo de famílias e situação social. Geográfica – Cidade que mora, região, bairro. Psicológica – Opinião, interesses etc. Também pela relação que os consumidores têm com o produto, seja por benefícios que este produto possa trazer ou lealdade a marca (de acordo com os produtos adquiridos da mesma marca).