tipos de eventos
Evento pode ser definido como uma concentração de pessoas e/ou entidades realizada em data e local previamente estabelecido e com objetivo específico. Ferramenta fundamental nas relações públicas, os eventos buscam atrair estrategicamente a atenção de determinado público – principalmente formadores de opinião – a fim de agregar valor à imagem da instituição, por meio de acontecimento concebido e planejado para atingir os resultados almejados.
1. Tipos de Eventos
Há várias formas de classificar um evento: categoria, abrangência, frequência, dimensão, adesão, perfil dos participantes, etc.
− Expositivos: objetivam a divulgação de produtos, serviços, publicações, objetos, documentos, fotografias, por meio de exposição pública. A principal vantagem dos eventos expositivos está na eficiência com que se difundem informações simples e imagéticas. Exemplos: feira, salão, mostra, exposição, inauguração e assinatura de atos.
− Sociais: valem-se do entretenimento, do lazer, do compartilhamento, e da confraternização para aproximar socialmente os participantes, o que costuma ser importante para diversos eventos. Normalmente, os eventos sociais fazem parte de um evento maior, mas isso não é obrigatório. Exemplos: almoço, coffee break, jantar.
− Dialogais: esses eventos reúnem autoridades e pessoas de notório saber para difundir informação, fomentar o debate e levantar questionamentos sobre assuntos de interesse. Dentre as vantagens típicas dos eventos dialogais estão a produção de conhecimento novo, resumida em publicações posteriores, e a maior profundidade alcançada. Exemplos: palestra, conferência, fórum, seminário, simpósio, congresso, entrevista, entre outros.
− Honoríficos: caracterizam-se pelo ato de homenagear com honraria servidores ou pessoas ligadas à organização. Exemplos: entrega de placas, medalhas, diplomas ou prêmios.
− Competitivos: a competição nas áreas cultural, científica e esportiva tem como principal vantagem sobre os