Enxaqueca infantil
O estudo revelou que os principais sintomas da enxaqueca infanto-juvenil são dores concentradas em um lado da cabeça, náusea, vômitos, palidez e mais sensibilidade à luz e ao barulho. A dor é pulsante e piora com o esforço físico, sendo comum a criança parar de brincar nessa situação. A duração da crise parece ser mais breve que nos adultos: meia hora ou até menos. Segundo os autores, o melhor a fazer é colocar a criança para descansar em um lugar bem ventilado, escuro e silencioso.
Segundo as estimativas da Academia Brasileira de Neurologia, a enxaqueca atinge cerca de 18% da população do país. Nas crianças e jovens os dados são escassos, mas o estudo de Ribeirão Preto indica que até 12% dos meninos e meninas com mais de 10 anos têm predisposição genética para o problema.
Diagnósticos
As crianças geralmente recebem diagnósticos errados dos pediatras como problemas de visão, gastrointestinais ou sinusite. "Muitas pessoas não se dão conta que têm enxaquecas", disse Tonia Sabo, neurologista que dirige uma clínica especializada em dores de cabeça infantil. "A maioria dos pais está preocupada achando que os filhos têm tumor no cérebro ou algo parecido, o que é extremamente raro", explicou.
A clínica recebe até 100 crianças e adolescentes com dores de cabeça por mês. Os casos mais complicados ¿ uma média de 13 por mês ¿ acabam na clínica. Um desenho sobre um tigre com náuseas com dor de cabeça ensina as crianças a tomarem café da manhã, cortar cafeína e relaxar.
Os pequenos que chegam à clínica têm de ter