Definição de negociação
NEGOCIAÇÃO: palavra de origem latina, negotiatus, que significa, cuidar de negócios.
NEGOCIAR: deriva da palavra MARKET, “mercado”, do latim, MERCATUS, local de compra e venda, do verbo MERCAR, negociar, fazer compra e venda.
A negociação está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Vivemos num mundo globalizado e num ambiente típico de mudanças e conflitos. Essa realidade do mundo em transformação faz com que jogos de interesses se choquem e, com isso surgem os conflitos, além de diversos outros fatores que interferem no processo relacional das pessoas dos grupos e organizações. A necessidade de desenvolvimento da habilidade de negociação é urgente, pois vivemos num mundo de conflitos e jogos de interesses.
Negociar é algo que fazemos com maior freqüência do que o imaginado: a compra de uma casa, a decisão sobre o filme que se vai ver ou a obtenção de um empréstimo bancário são disso exemplos. Todos nós negociamos e é um processo que ocorre naturalmente todos os dias. Pode ser entendido como uma “arte”, não no sentido de um dom de nascença, mas sim como uma prática sustentada por uma técnica.
Com as constantes mudanças no cenário do nosso mundo globalizado, e com o aumento cada vez mais dos objetivos desafiadores pelos quais as organizações estão inseridas, cada vez mais a tomada de decisão rápida e acertada, bem como a resolução dos conflitos através da negociação, vêm ganhando espaço e importância no contexto do nosso cotidiano. A importância do conhecimento do negócio, conhecimento do ambiente e as expectativas da negociação, o processo do conflito, e um dos fatores mais importantes que é a ética na negociação, são aspectos fundamentais que devem ser observados pelo negociador.
Na maior parte do tempo da vida se está envolvido, querendo ou não, em negociações. Seja no campo afetivo, profissional, nas amizades, por isso a necessidade de