Ciencias socias
1- O QUE É ETNOCENTRISMO?
ETNOCENTRISMO É UMA VISÃO DO MUNDO ONDE O NOSSO PRÓPRIO GRUPO É TOMADO COMO CENTRO DE TUDO E TODOS OS OUTROS SÃO PENSADOS E SENTIDOS ATRAVÉS DOS NOSSOS VALORES, NOSSOS MODELOS, NOSSAS DEFINIÇÕES DO QUE É EXISTÊNCIA. NO PLANO INTELECTUAL, PODE SER VISTO COMO A DIFICULDADE DE PENSARMOS A DIFERENÇA; NO PLANO AFETIVO, COMO SENTIMENTOS DE ESTRANHEZA, MEDO, HOSTILIDADE, ETC. PERGUNTAR SOBRE O QUE É ETNOCENTRISMO É, POIS, INDAGAR SOBRE UM FENOMENO ONDE SE MISTURA TANTO ELEMENTOS INTELECTUAIS E RACIONAIS QUANTO ELEMENTOS EMOCIONAIS E AFETIVOS.
NA MINHA VISÃO DOS DIAS ATUAIS O ETNCENTRISMO É VISTO HOJE COMO O FAMOSO PRECONCEITO. ONDE HÁ DISCRIMINAÇÃO DE PESSOAS POR CONTA DA CLASSE SOCIAL, RAÇA, COR ETC.
2-COMO O OUTRO É REPRESENTADO NA VISÃO ETNOCENTRISTA? EXEMPLIFIQUE. O OUTRO NA VISÃO ETNOCENTRISTA É VISTO COM MAUS OLHOS, POR SER O LOUCO, ERRADO, O QUE TEM MAUS HÁBITOS, OS SELVAGENS, OS BARBAROS OS IMPERFEITOS DOS GRUPOS DOS DIFERENTES ONDE OS ESTRANGEIROS CHAMAM-SE DE MACACOS DA TERRA.. EXEMPLO DO OUTRO NA VISÃO ETNOCENTRISTA É O INDIO JULGADO COMO SELVAGEM.
3-NO BRASIL QUAIS OS PAPEIS ASSUMIDOS PELOS INDIOS? OS INDIOS NO BRASIL NA ERA ATROPOLÓGICA ERA VISTO COMO UM SELVAGEM, PRIMITIVO, PRÉ-HISTÓRICO, PELOS COLONIZADORES QUE SE JULGAVAM SUPERIORES E CIVILIZADOS. PARA IGREJA OS INDIOS ERAM VISTOS COMO UMA CRIANÇA INOCENTE PURA, ETC PARA FAZER PARECER QUE PRECISAVAM DE “PROTEÇÃO.” E POR FIM ELE VIRA ‘ CORAJOSO’, ‘ALTIVO’, CHEIO DE AMOR A LIBERDADE.
4-O QUE É RELATIVIZAÇÃO? QUA A LÓGICA? RELATIVIZAÇÃO É VER AS COISAS DO MUNDO COMO UMA RELAÇÃO CAPAZ DE TIDO UM NASCIMENTO, CAPAZ DE TER UM FIM OU UMA TRANSFORMAÇAO. VER AS COISAS DO MUNDO COMO RELAÇÃO ENTRE ELAS VER QUE A VERDADE ESTÁ MAIS NO OLHAR QUE NAQUILO QUE É OLHADO. A SUA LÓGICA É NÃO TRANSFORMAR A DIFERENÇA EM HIERARQIA, EM SUPERIORES E INFERIORES, BEM E MAL, MAS VÊ-LA NA SUA DIMENSÃO DE RIQUEZA