definição de despesas
Ebon S. Hendriksen e Michael F. Van Breada, “colocar nº da pagina e ano do livro” diz que despesas constituem o uso de bens e serviços no processo de obtenção de receitas.
Sergio de Iudicibus, “pag. 155, ano 2000”. Conceitua despesas dizendo que é a representação em utilizar ou consumir bens e serviços no processo de produzir receitas.
Jose Hermandez Perez Junior e Glauco Antonio Bigalli, “colocar nº da pagina e ano do livro” define despesas como consumo de bens e serviços, adquiridos a vista ou a prazo com o objetivo de gerar receitas.
3 DESPESAS
Abrange também as perdas que surgem no decorrer das atividades usuais da entidade e possuem forma de desembolso ou redução de ativo. Representam o decréscimo nos benefícios econômicos com possibilidades de serem reconhecidas nas demonstrações do resultado para fins de tomada de decisões. Exemplos sinistros como incêndio e inundações.
3.2 MENSURAÇÃO
“Procedimento que compreende em determinar a soma monetária por meios em que os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balaço patrimonial e na demonstração de resultado, com base especifica para mensurar”. (CPC 00 R1)
Quando acontece das despesas apresentar números maiores que o ativo sucede das contas serem a ferramenta para melhor tomada de decisão para uma entidade. O grau de mensuração inclui o custo histórico, custo corrente, valor realizável e valor presente. As despesas também podem ser um gasto necessário para obtenção de receitas no qual estão relacionados a estrutura administrativa e comercial da empresa. Há duas formas de considerar esta conta de resultado sendo como fixas e variáveis, ou seja, fixa é quando não depende do volume ou do valor de produção para se obter o retorno financeiro como exemplo: salários, honorários; já as variáveis
são os que estão ligados diretamente com o valor vendido, vende-se mais paga-se mais como exemplo: impostos, comissões,