ATPS - Definição de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Teoria da Contabilidade
Definição de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.
2012.
1 – Introdução
O presente trabalho visa descrever os conceitos oferecidos no artigo Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas, atrelando a compreensão dos termos ativos e passivos explorados na Teoria da Contabilidade, observando se tais conceitos são realmente compreendidos, pois são de fundamental importância para que as informações sejam prestadas da melhor forma possível.
2- Desenvolvimento
2.1 – ativo : Segundo Iudícibus 2009 o Ativo é de fundamental importância para a Teoria da Contabilidade mas que nem sempre é compreendido pelos estudantes da área contábil. Ele se refere ao ativo como o conjunto de bens e direito ou como as aplicações de recursos da empresa, e diz que o ativo é essencial na contabilidade pois relaciona receitas e despesas e diferentes metodologias para mensuração dos elementos patrimoniais.
Já de acordo com Hendriksen e Van Breda (2007) ativos são reservas de benefícios futuros.
O FASB ( Financial Accounting Standads Committee ) define ativo como benefícios econômicos futuros prováveis, que são obtidos ou controlados por uma entidade através de transações ou eventos passados, sendo que a incorporação de um benefício futuro provável aparece como característica essencial dos ativos caso não apresente esta característica o FASB defende o não reconhecimento contábil de tal ativo .
IASC ( Internacional Accounting Standards Committee) destaca que ativo também é um recurso controlado pela empresa resultante de eventos passados , que pode gerar benefícios futuros.
Segundo Perez é considerado ativo todo e qualquer elemento com ou sem natureza física que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione a possibilidade de obtenção de fluxos de caixa.
Em pesquisa se constatou que os