matematica
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em Gestão Pública
Disciplina: Matemática Financeira
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Relatório apresentado como desafio de aprendizagem da disciplina de MATEMÁTICA FINANCEIRA do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Laudeci Cedraz.
INTRODUÇÃO
O conceito de juros tem sido amplamente divulgado e utilizado ao longo da História. Esse conceito iniciou naturalmente quando o Homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam normalmente a ideia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro (Gonçalves).
Ainda segundo Gonçalves, Os juros e os impostos existem desde a época dos primeiros registros de civilizações existentes na Terra. Nas citações mais antigas, os juros eram pagos pelo uso de sementes ou de outras conveniências emprestadas. A História também revela que a ideia se tinha tornado tão bem estabelecida que já existisse uma firma de banqueiros internacionais em 575 a.C. com os escritórios centrais na Babilônia. Sua renda era proveniente das altas taxas de juros cobradas pelo uso de seu dinheiro para o financiamento do comércio internacional. O juro não é apenas uma das nossas mais antigas aplicações da Matemática Financeira e da Economia, mas também seus usos sofreram poucas mudanças através dos tempos.
Aprendendo a contar abstratamente e agrupar todas as espécies de elementos seguindo o princípio da base, o homem aprendeu assim a estimar, avaliar e medir diversas grandezas (pesos, comprimentos, áreas, volumes, capacidades etc.). Aprende igualmente a