Definição de comportamento organizacional
O Comportamento Organizacional tem como objetivo fazer com que a organização de trabalho e o individuo que nela trabalha atuem de maneira perfeita em uma só estrutura, gerando um bom relacionamento entre grupos, motivação, maior qualidade de atendimento ao cliente e aos fornecedores maior produtividade. É necessário nos dias de hoje compreender o comportamento de uma organização. De acordo com Denis:
Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração.
Para que uma organização se diferencie das outras é importante que tenha alguns atributos como: a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas.
Porém, é importante ressaltar que uma empresa não é feita apenas de números, produção, balanços e patrimônio, uma organização é feita a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, de comportamentos, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais. Para entender essas dinâmicas requer-se percepção, visão e sagacidade.
O ser humano é o fator determinante para o sucesso ou fracasso organizacional, é o homem que com seu talento e potencial faz com que as empresas programem suas estratégias e consigam atingir seus objetivos. Em uma organização o individuo não deve se comportar apenas como ele mesmo, mais sim como membro de um grupo a qual está inserido. Dessa forma, é importante que o líder compreenda cada trabalhador, pois é através disso que conseguirá compreender o movimento dos grupos e a dinâmica