definição de ciência social
O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições.
Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.
O curso de Ciências Sociais é dividido em 3 grandes áreas: Antropologia, Sociologia e Ciência Política. A maioria dos cursos não especializa na graduação.
O curso de Ciências Sociais é eminentemente acadêmico e tem como base de desenvolvimento a leitura. Em nenhum curso superior você pode ter preguiça de ler, pensar e escrever.
Acesse os sites das universidades ou faculdades que pretende conhecer e busque entender as diferenças dos cursos oferecidos. Veja a grade curricular, a carga horária, a quantidade matérias optativas oferecidas. Se puder, visite uma faculdade e conheça a produção da área das Ciências Sociais em bibliotecas.
História:
As ciências sociais surgiram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Marx, Durkheim e Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Comte,seu primeiro professor.
Durkheim e seus pares se esmeraram na busca de regras de método que elevassem ao status científico o conhecimento sobre a sociedade. Marx, ao contrário, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classe trabalhadora sua identidade.
As atrocidades das relações de trabalho da época fizeram com que ele atribuísse a esse grupo social, assim definido em relação ao sistema econômico capitalista, ora a força da transformação da