so quero um trabalho
A sociologia pode ser estudada a partir de diferentes métodos: o qualitativo, que inclui descrições detalhadas de situações, comportamentos e pessoas, e que também pode incluir o relato dos participantes, contado na primeira pessoa; e o método quantitativo, que é encarregue das características e variáveis podendo ser representadas por valores numéricos e que permitem procurar possíveis relações através da análise estatística.
No que diz respeito aos principais paradigmas sociológicos, destacaremos o funcionalismo (segundo o qual as instituições sociais são meios desenvolvidos colectivamente para satisfazer necessidades da sociedade), o marxismo (a teoria do conflito), o interaccionismo simbólico (em que se destaca o carácter simbólico da acção social), o estruturalismo e a teoria de sistemas.
Para uma definição mais apropriada para este estudo, sociologia é uma ciência que estuda os grupos sociais, ou seja, o conjunto de indivíduos que vivem juntos em diferentes comunidades. O intuito de esta ciência é analisar internamente como se organizam as sociedades, as relações entre seus membros e com o meio (ou sistema) no qual vivem e a coexistência numa estrutura social.
A sociologia também estuda os padrões da sociedade e os fatos que implicam uma investigação e uma reflexão sobre o sistema; fatores como: o nível salarial das mulheres em comparação com o dos homens, fatores sociais que impulsionam o consumo, costumes dos seres humanos com relação às atividades sociais, etc.
A sociologia não oferece resultados aos problemas da sociedade, sua função é mostrar os fatos tais e como eles são na realidade fazendo com que a sociedade reflexione