SO QUERO LER ESSE TRABALHO
O butano é um derivado do gás. É um gás incolor, inodoro e altamente inflamável.
É um hidrocarboneto gasoso, obtido do aquecimento lento do petróleo.
O propano está presente em nosso gás de cozinha, ou gás liquefeito de petróleo (GLP), onde é encontrado misturado a outros gases, majoritariamente pelo propano. Atualmente o GLP é fornecido via tubulação e em botijões.
O termo butano é também usado como um coletivo do n-butano junto com seu único isômero, isobutano (também chamado metil propano), CH(CH3)3. Estruturas dos dois isômeros do butano
Sua molécula é apolar (por ser um hidrocarboneto), portanto, não é solúvel em água com óleo - outras misturas de hidrocarbonetos obtidas a partir do petróleo, como a gasolina, o querosene ou o diesel, são igualmente homogêneas e insolúveis em água -. As ligações intermoleculares do butano - como todos outros hidrocarbonetos apolares - são feitas por forças de van der Waals por dipolos temporários, que são as mais fracas das ligações intermoleculares. Por isso, as temperaturas de fusão e ebulição são menores que de outros componentes.
O butano (gás de cozinha) é inodoro (ou seja, sem cheiro), por isso, por convenção e para que possamos perceber a diferença entre outro gás, foi adicionada uma substância de cheiro específico: é aí que as pessoas atribuem o famoso "cheiro de gás".
Este gás produz asfixia por expulsar o oxigênio do ambiente.
Uma característica interessante do butano é o fato de, ao contrário da maioria dos gases, sua densidade corresponde aproximadamente o dobro da densidade do ar atmosférico. Por esse motivo, o butano tende a expulsar o ar depositado no fundo de ranhuras onde não se pode chegar.