definição da consciencia
* Definição Neuropsicológica: É o estado de estar desperto, alerta, acordado, vigil, lúcido.
* Definição psicológica: Conceitua como a soma total das experiências conscientes de um individuo em determinado momento. Neste sentido, consciência é o que designa campo da consciência. É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade. Na relação do EU com o meio ambiente. A consciência é a capacidade de que o individuo tem de entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer os seus objetos.
* A definição ético- filosófica: é utilizada mais frequentemente no campo da ética, da filosofia, do direito ou da teologia, a consciência ético-filosófica é atributo do homem desenvolvido e responsável engajado na dinâmica social de determinada cultura. Trata se da consciência moral ou ética.
2) DEFINA OS TIPOS DE ATENÇÃO EM RELAÇÃO A DIREÇÃO E Á AMPLITUDE DO PROCESSO ATENCIONAL:
Subdividem-se a atenção em quatro aspectos básicos:
1) Capacidade e foco de atenção
2) Atenção Seletiva
3) Seleção de resposta e controle executivo
4) Atenção constante ou sustentada.
1) refere-se a focalização da atenção e estão intensamente associadas á experiências subjetivas de concentração. A capacidade de de atenção não é constante com o passar do tempo, flutuando em função de fatores extrínsicos. A capacidade de focalizar a atenção relaciona-se diretamente com o numero de operações mentais que precisam ser realizadas ao mesmo tempo e com a dificuldade das tarefas.
2) Atenção Seletiva diz respeito aos processos que permitem ou facilitam a seleção de informações relevantes para o sujeito e seu processamento cognitivo. Todo o tempo o sujeito é inundado por um numero quase infinito de sinais vindos do exterior ou do interior, além disso aumenta a capacidade de processar e dar conta dos estímulos e das informações mais relevantes para o sujeito, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e