Resumo da Sobra de moveis que vira arte
Ingrid Thaciane dos Santos Barros,
Jamerson dos Santos,
Tarciéri de Souza Bezerra,
Ana Paula Santos de Melo Fiori
Resumo
A poluição vem causando consequências no meio ambiente com nos meios de produção e consumo. Os problemas surgiram por causa dos principais causadores dos impactos ambientais com o uso dos bens de consumo dos resíduos gerados por esses recursos. As indústrias em sua produção geram alguns tipos de resíduos e no setor moveleiro não foi diferente. No mercado de móveis planejados o crescimento nos últimos tempos foi gerando uma quantidade de resíduos sólidos que eram descartados na forma de lixo. Na maioria das vezes o lixo era depositado em locais inadequados causando danos ambientais e desperdiçando um material que poderia ser reutilizado recuperando. A realidade e a necessidade de se racionar matéria prima, que o trabalho foi desenvolvido com o intuito de desenvolver a linha de artigos de decoração, como para melhora aproveitamento os resíduos e sobras de retalhos de MDF, para evita a extração desnecessária.
Mediante do projeto, a reutilização de madeira desta marcenaria situada no bairro Petrópolis na cidade de Maceió- AL pode gera resíduos de pedaços de madeira e pó. Durante a realização da construção de utensílios e objetos de decoração com esses resíduos foi aplicado um questionário socioambiental e a partir dele foi percebido dos funcionários quanto ao impacto gerado nas atividades de trabalho no meio ambiente, enfatizando a geração de resíduo e o seu aproveitamento.
Depois de identificar os principais resultados deste projeto. Foi analisada a faixa etária tem-se uma variedade entre 19 e 49 anos. Onde houver conscientização dos colaboradores da marcenaria mesmo tendo baixa escolaridade presenciou-se grande dificuldade na trajetória das atividades. Após a análise dos resultados, a resposta ao problema ambiental das empresas foi passar a utiliza os resíduos de madeira como matéria-prima novamente.