Filosofia em Autoconhecimento
A busca do ser humano por respostas sobre a natureza e as coisas, a vida e si mesmo, já remonta de muitos e muitos séculos.
No século V a.C. o filósofo grego Sócrates, já se preocupava com isso e dizia que antes do homem se preocupar em querer conhecer a origem da natureza ou das coisas, deveria primeiro procurar conhecer-se a si mesmo.
No pórtico do templo de Apolo, estava gravada a expressão “conhece-te a ti mesmo”, que se tornou a bandeira do filósofo grego.
Sócrates andava pelas ruas e praças de Atenas; pelo mercado e pela assembleia, indagando as pessoas: “Você sabe o que você diz?”, “Você realmente tem certeza em que você acredita?”, “Você está realmente conhecendo aquilo em que acredita, aquilo em que pensa, ou em aquilo que você diz?”
Fazendo estas perguntas as pessoas, Sócrates deixava seus interlocutores embaraçados, curiosos, irritados e na maioria das vezes surpresos, pois quando estas pessoas tentavam responder ao filósofo suas indagações, percebiam que na maioria das vezes não sabiam responder e que nunca tinham verdadeiramente parado para refletir em suas crenças, valores e ideais. Logo em seguida as pessoas esperavam que Sócrates respondesse à elas o objeto de suas indagações, no que o filósofo respondia: “Eu também não sei, e é por isso que estou perguntando.” De onde surgiu a célebre frase atribuída a ele: “Tudo o que sei é que nada sei”.
Sócrates dava uma prova de humildade e sabedoria, afirmando a consciência da própria ignorância.
Filosofia do autoconhecimento
Escolhi a filosofia do autoconhecimento pelo motivo de sempre querer entender mais sobre minha natureza sobre min, sempre me fiz essas perguntas: ‘’ Eu sei o que eu digo?’’ ‘’ Eu realmente tenho certeza em que eu acredito?’’ entender a humanidade, conhecer a si mesmo sempre foi um desafio a todos nós e sempre será. Mais antes de tudo será que nos conhecemos?
‘’ Tudo o que sei é que nada sei’’ – Sócrates
Aluno:
Fonte de pesquisa do texto ‘’ O