filosofia com busca de autoconhecimento
O texto me fez refletir como estamos influenciados não acreditar nos nossos ideais, criando uma imagem falsa, uma ideia falsa, mas que sempre saímos na vantagem. Pesquisando sobre o autor, percebi que ele faleceu em 1875, mas incrivelmente a crítica se faz muito pertinente para a nossa sociedade atual. Somos regidos pelo ego, se sentir superior nos faz bem. Talvez esse pensamento seja até inconsciente, trazido dos nossos ancestrais em que o melhor, tinha maiores chances de reprodução e longevidade. E mesmo sabendo que nem sempre nós somos os melhores, que nem sempre temos a razão, é difícil dar o braço a torcer e aceitar que não estamos no topo. O capitalismo se apoia muito no ego, sem o ego, eu acho a Apple, atualmente a marca de maior status na minha opinião, não teria esse alvoroço todo. Fato é que a marca se apoia na exclusividade, num grupo seleto de consumidores fiéis. Péricles (em grego Περικλῆς, lit. "cercado por glória"; c. 495/492 a.C. - 429 a.C.) foi um célebre e influente estadista, orador e estratego (general) da Grécia Antiga, um dos principais líderes democráticos de Atenas e a maior personalidade política do século V a.C. Viveu durante a Era de Ouro de Atenas - mais especificamente, durante o período entre as guerras Persas e Peloponésica. Descendia, pela linhagem de sua mãe, dos Alcmeônidas, uma influente e poderosa família.
Péricles teve uma influência tão profunda na sociedade ateniense que Tucídides, um historiador contemporâneo seu, o declarou "o primeiro cidadão de Atenas". Péricles transformou a Liga Délia num verdadeiro império ateniense, e liderou seus compatriotas durante os dois primeiros anos da Guerra do Peloponeso.
Péricles promoveu as artes e a literatura, num período em que Atenas tinha a reputação de ser o centro educacional e cultural do mundo da Grécia Antiga. Iniciou um ambicioso projeto que construiu a maior parte das estruturas que ainda existem na Acrópole de Atenas