EXERC CIOS DE PSICOPATOLOGIA
PERGUNTAS
1 – Quais os principais critérios de normalidade integrados em psicopatologia e quais suas “forças” e “debilidades”?
2 – Existem várias áreas da saúde mental em que o conceito de normalidade define o que é saúde e o que é doença, quais são as áreas em que se aplicam estes conhecimentos? Cite e Descreva.
3 – Ao entrevistar um paciente, que tipo de postura/atitude o entrevistador deve evitar?
4 – Quais são as 3 regras de ouro da entrevista?
5 – Estabeleça a diferença entre as três acepções possíveis, em língua portuguesa, para a definição da palavra “consciência”.
6 – Cite e caracterize os graus de rebaixamento da consciência.
7 – Cite e caracterize as alterações qualitativas da consciência.
8 – Como é classificada a capacidade de orientar-se? Estabeleça a diferença entre orientação espacial e orientação temporal, sem esquecer-se de relacioná-los com transtornos mentais e distúrbios neuropsicológicos e neurológicos.
9 – Caracterize os tipos de desorientação de acordo com a alteração de base que nos condiciona.
10 - O que você pode dizer sobre a relação entre a vivência do tempo e o ritmo psíquico nos transtornos maníacos e depressivos?
1 – SAÚDE (AUSÊNCIA DE DOENÇA) Define como normal aquele que não possui nenhum transtorno, cujo organismo funciona de forma razoável. É um critério falho por que há uma necessidade de atenção aos aspectos psíquicos. Nem sempre a doença nem sempre se apresenta, ou se explica na comparação Saúde X Doença, simplesmente. b - CRITÉRIO ESTATÍSTICO
Trabalha com conceitos quantitativos. O normal é aquilo que ocorre com maior frequência num determinado contexto. Esse critério não abrange aspectos qualitativos, além de ser relativo por trabalhar com grupos específicos. Por trabalhar quantitativamente, um ato heroico e uma atitude delinquente podem ser ambos considerados normais, por exemplo, por não ocorrem com frequência, estando o ato heroico assim, de fora do “normal”, por não ter a