Definiçoes de psicologia
Esta foi a primeira definição, que permaneceu durante muito tempo. Entretanto alguns filósofos gregos, interessados em aspectos mais práticos, afirmavam que esta não era uma boa definição porqu.e "ninguém pode estudar o que não conhece". Então a Psicologia estudaria todos os seres que possuem alma? Ou estudaria a alma propriamente dita? 2)psicologia é o estudo da mente
Em base nestas críticas foi proposta uma segunda definição - estudo da mente. Esta definição aparece com as primeiras preocupações científicas da Filosofia Grega, uma área hoje conhecida com Ciência Natural. Embora seja um passo à frente na definição de Psicologia, permanecem algumas dificuldades semelhantes àquelas da primeira definição.
3) Psicologia é o estudo da consciência
Bem mais tarde, por volta do ano de 1880, os primeiros pesquisadores realmente preocupados com a inclusão do ponto de vista científico na Psicologia, propuseram: ''Psicologia é o estudo da Consciência". Alguns aceitaram esta definição pois "consciência" é um aspecto um pouco mais limitado do que "alma" e "mente" e permite estudos práticos. Esta definição resultou em um grande progresso para a experimentação em Psicologia Entretanto "consciência" é um conceito que depende essencialmente do ponto de vista.individual, porque somente o próprio indivíduo conhece e pode fazer afirmações sobre a sua própria consciência ou seus estados subjetivos. Os que defendem esta definição usam o método "introspectiyo", ou seja, o sujeito'fomece informações através do método de "olhar para dentro de si e informar o que se passa dentro de sua própria consciência relatando ou fazendo a descrição de sua consciência e dos estados subjetivos.
4) Psicolocria é o estudo do comportamento A última definição foi proposta por Watson em 1913.
A psicologia não pode estudar o homem senão através de suas manifestações - o comportamento.
Em um certo sentido este ponto de