Definição Controladoria
Controladoria, um departamento criado no exterior e trazido pelas multinacionais para o Brasil, é reconhecidamente um órgão de importância capital para a sobrevivência , crescimento e consolidação das empresas, geralmente, como um departamento de assessoria á alta administração nos organogramas das grandes organizações.
Para ser exercida em toda a plenitude, a controladoria precisa ser conduzida por profissional experiente, com larga vivencia em finanças empresariais e uma particular facilidade no relacionamento com os responsáveis pela gestão das diversas áreas funcionais da organização. Este profissional é, por vezes, identificado pela designação controller, ou seja, controlador.
A controladoria é uma ciência autônoma e não se confunde com a contabilidade, apesar de utilizar pesadamente o instrumental contábil, a controladoria pode entendida como a ciência contábil evoluída.
A controladoria pode ser definida, então, como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da ciência contábil dentro da empresa. A controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da ciência contábil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidade.
OBJETO DE ESTUDO DA CONTROLADORIA
O objeto da controladoria é fazer com o que a atividade da empresa seja medida e avaliada, e com esse resultado acompanhar e comparar com o desempenho das outras empresas do ramo para mostrar aos gestores poderia ser maior e na apontar as devidas correções nas atividades.
Um dos objetos de estudos da Controladoria são: Processo de gestão;
Demandas informacionais;
Identificação, mensuração,comunicação e decisão.
Planejamento e Controle; e
Gestão Patrimonial. MISSÃO DA CONTROLADORIA
A visão da controladoria , segundo Heckert & Willson, segundo esses autores, a controladoria não compete o comando do navio, pois esta tarefa é do primeiro executivo; representa,