Trabalho Quinta
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA DE ANÁLISE DE DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS
ACADEMICO: FABRÍCIO DA SILVA BATISTA
ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS, Resenha Sobre Contabilidade à Controladoria: A Evolução Necessária.
Santa Cruz do Sul, 22 novembro de 2012.
1. Introdução
As constantes mutações no cenário econômico mundial exigem das organizações constantes adaptações ao ambiente em que estejam inseridas, independente do setor, pois tais mudanças trazem ameaças, como: a concorrência; necessidades de aperfeiçoamento das novas tecnologias; e globalização dos mercados, bem como oportunidades, como: possibilidades de crescimento; exploração de novos mercados; e inovações. Desta forma, a Contabilidade, enquanto ciência, busca a adaptação a estas mudanças, evoluindo e assumindo pressupostos multidisciplinares para melhor auxiliar nos processos organizacionais.
Surgindo, neste contexto, a Controladoria, se utilizando cada vez mais de conhecimentos contábeis associados aos de diversas outras áreas do conhecimento, como: estatística, matemática e outras, para melhor auxiliar aos gestores para que os mesmos conduzam as organizações de acordo com o que foi estabelecido em suas missões.
Muitas vezes, a evolução da Contabilidade, para atender ás novas demandas organizacionais faz com que a Controladoria seja configurada e definida sob diferentes perspectivas, principalmente em pesquisas científicas. Neste caso, pode ser facilmente encontrado, a definição vinculada ao surgimento da Controladoria em grandes corporações norte-americanas no início do século XX, cito Henry Fayol e Mayo como pioneiros dessas mudanças que alavancaram os órgãos administrativo, bem como algumas abordagens voltadas à Controladoria como uma área do conhecimento emergente e como função, na figura do Controller. Sendo assim, visto que ocorre uma certa indefinição por parte dos pesquisadores nacionais quanto à Controladoria, este