Trabalho da quinta gera ao
5°geração:Este termo 'Quinta geração',foi designado pelos japoneses para caracterizar computadores 'inteligentes' , os quais projetam na década de 1980 . Mais tarde , esse termo passou a ter relação com a inteligência computadorizada : inteligência artificial , linguagem natural e sistema especialistas .A quinta geração tem como foco principal a conectividade , que é a conexão de computadores à computadores de outros usuários , A questão de interligação atraiu a atenção de profissionais e usuários comuns .
A computação da quinta geração ou computador da quinta geração, deve o seu nome a um projecto gigantesco de pesquisa governamental e industrial no Japão durante a década 80 do século XX.
Nos dez anos seguintes, o projeto da quinta-geração saltou de uma dificuldade para a outra. O primeiro problema assentava no fato da linguagem de programação escolhida, Prolog, não oferecer suporte para concorrências, logo, os investigadores tiveram que desenvolver uma linguagem própria para a possibilidade de atingir objectivos reais com multi-processadores. Este facto nunca aconteceu de forma clara. Foram desenvolvidas algumas linguagens, todas elas com as suas próprias limitações.
(Multiprocessamento é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos. Pressupõe a existência de dois ou mais processadores. Difere da multitarefa, pois esta simula a simultaneidade, utilizando-se de vários recursos, sendo o principal o compartilhamento de tempo de uso do processador entre vários processos.)
Outro grande problema foi o fato de que a performance das CPUs existentes na altura rapidamente levaram o projeto para junto das barreiras "óbvias" que todos acreditavam que existir nos anos 80, e o valor da computação paralela rapidamente caiu para o ponto onde ainda hoje é usada apenas em situações muito particulares e de certa forma restritas.Embora um número considerável de estações de trabalho com capacidades