RADIA O
Termo da Física contendo o significado de propagação de energia de certa área a outra, no espaço ou em um ambiente material.
Elementos condutores de energia determinam as formas de radiação:
Eletromagnética → caracterizada pela oscilação entre um campo elétrico e um campo magnético, sendo classificada com a frequência de ondas, por exemplo: ondas hertzianas (rádio ou TV), micro-ondas, radiação infravermelha, ultravioleta, raios X e raios gama.
Corpuscular → constituída por partículas subatômicas, por exemplo: elétrons, prótons, nêutrons, dêuterons.
O espectro eletromagnético é um conjunto de todas as formas de energia radiante, tendo em sua forma mais simples, a radiação eletromagnética consiste em ondas vibratórias elétricas que se movimentam no espaço acompanhado por um campo magnético vibratório, com as características de um movimento ondulatório.
As características das radiações eletromagnéticas são:
Frequência
Comprimento da onda
Energia
A radiação eletromagnética pode agir com partículas discretas de energia (quantum), tendo o quantum um valor definido de energia e momento.
O espectro eletromagnético contém desde a radiação ionizante de grande energia, com frequências elevadas e comprimento de onda menor, a radiações não ionizantes, com baixas frequências e comprimento de onda maior.
RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE
Esse tipo de radiação engloba:
Radiação Ultravioleta
Radiação Visível e Infravermelha
Laser
Micro-ondas
Radiofrequências
Podem incluir-se os ultrassons, já que os riscos produzidos por eles são similares aos da radiação não ionizante, devido à sua natureza ondulatória e alta frequência.
EFEITOS NO ORGANISMO
i. Radiações Ultravioletas → escurecimento da pele, eritemas, pigmentação, retardada, interferência no crescimento celular, perda da elasticidade da pele, queratose actínica e até mesmo câncer de pele.
ii. Radiação visível → Seus efeitos são fotoquímicos e térmicos. Sua exposição em altos níveis de brilho pode ocasionar perda da