Novo A Microsoft Word Document
Introdução:
Para a química, a separação de misturas é de extrema importância. Na natureza é possível encontrar diversas substancias, mas nem todas são puras. Na maioria das vezes, são misturas de duas ou mais substâncias, e essas misturas podem ser classificadas em homogênea e heterogênea, dependendo apenas do estado físico dos componentes das substâncias. Com o processo de separação é possível deixar com que as substâncias químicas fiquem mais puras. Isto é importantíssimo para melhores resultados em pesquisas e experiências. Para isso acontecer, utiliza-se vários métodos de separação como:
- Destilação (Simples e fracionada)
- Cristalização.
- Filtração
- Decantação.
- Catação
- Flotação
- Dissolução fracionada
- Separação magnética
- Sublimação.
Mistura Homogênea
São misturas que apresentam uma única fase. São chamadas também de soluções, podendo ser separadas apenas por processos químicos.
Separação de Componentes de uma Mistura Homogénea
- Destilação Simples:
A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido com líquido, como por exemplo, o sal dissolvido na água. Seu princípio de funcionamento se baseia no fato de o líquido evaporar e o soluto não. Esquema da utilização da Destilação Simples:
A solução é colocada em um balão de destilação, e é aquecida. A solução é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, o vapor passa pelo condensador e volta para o estado físico, ao entrar em contato com as paredes dele que estão frias em razão da passagem contínua de corrente de água. O líquido condensado é coletado no Erlenmeyer. O método é bem eficaz, já que permite a separação completa, sem perder nenhum dos componentes da mistura.
- Destilação Fracionada:
A destilação fracionada serve para separar uma mistura homogênea composta por dois líquidos, com pontos de ebulição diferentes. Como, por exemplo, separação de álcool da água. Esquema da