Novo A Microsoft Word Document
Empreendedorismo
O empreendedorismo é o impulso fundamental que mantém em funcionamento o mercado, constantemente criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros, na perspectiva de Degen (1989), ao citar Shumpeter. Para esse autor, a prática do empreendedorismo é uma atividade em que o empreendedor atua como agente do processo de destruição criativa, pois ele revoluciona o mercado empresarial e causa grandes processos de mudanças nas empresas.
Nos últimos anos, com o crescente aumento no número das pequenas e médias empresas, conforme expõe Dolabela (1999), o empreendedorismo, em geral, tem sido encarado como um fator muito importante no contexto empresarial. Esse caráter empreendedor, que alavanca o crescimento do número de empresas, tem sido tão relevante, a ponto de ocasionar o aumento da participação no PIB dos países, que, em alguns casos, chega a ser superior a 50%.
Conforme Dornelas (2004), empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico de um país. Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.
O empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução, principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços, gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
A velocidade das mudanças tem feito o progresso técnico se tornar quase que