Novo A Microsoft Word Document
2. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Indivíduos e sociedade fazem parte da mesma trama, tecida pelas relações sociais. Até que ponto a sociedade nos condiciona? Até que ponto somos livres para decidir e agir? crédito das imagens: Thinkstock/Getty Images
3. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Entre os povos antigos, o que se valorizava era o grupo a que a pessoa pertencia, como a família ou a comunidade.Galeria Uffizi, Florença, Itália A valorização do indivíduo só começou a ganhar força no século XVI, com a Reforma Protestante. Martinho Lutero (1483-1546), teólogo alemão pioneiro da Reforma Protestante. Representação de Lucas Cranach, 1553.
4. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Castelo de Versailles et de Trianon, Versailles, FrançaNo século XVIII, como desenvolvimentodo capitalismo e dopensamento liberal,as ideias de indivíduoe de individualismose firmaram. Luís XIV e membros da Academia Real de Ciências da França. Tela de Henri Testelin (1667), em que é representada a crescente autonomia do indivíduo em relação às explicações religiosas do mundo.No século XIX, a sociedade capitalista estavaconsolidada, e a posição do indivíduo passou a serdefinida pela propriedade de bens, de dinheiro ou daprópria força de trabalho.
5. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedadeNossas escolhas, seus limites e repercussões 1A vida em sociedade é possível porque seus membros: falam a mesma língua; são julgados por determinadas leis; Thinkstock/Getty Images usam a mesma moeda; têm história e hábitos em comum.Isso lhes dá um sentimento depertencer a determinado grupo.
6. Capítulo O indivíduo, sua história e a sociedade 1 A vida do indivíduo é condicionada por práticas sociais queNiels