Conceitos e Aplicações de Controladoria
Conceito de Controladoria
A Controladoria é um segmento da Contabilidade e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática, isso não é muito comum pois ambas as partes costumam ficar sob responsabilidade do gestor (controller). Ainda do ponto de vista contábil, em função desse relacionamento com a Administração, a Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade administrativa.
A controladoria se apoia num sistema de informações sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões. Ela utiliza o controle e o processo de planejamento e orçamento como métodos no desempenhos de suas funções.
As informações são levadas, ou melhor, gerenciadas pelo setor de Controladoria. O controller, cargo de staff entre gerentes e diretores, possuí a missão de trabalhar todas essas informações geradas pelo setor contábil, e só é possível para o controller ter sucesso nesse apoio a gestão empresarial, se a Contabilidade gerar as informações corretas, no tempo exato para que elas possam acontecer.
O Controller e suas funções
O encarregado pela área de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller .
Tal área é considerado um órgão de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização.
As funções e atribuições de um controle podem variar de empresa para empresa, dependendo da parte e da estrutura da organização.
Sua função básica é garantir que as informações cheguem as pessoas certas no tempo certo, não sendo de sua responsabilidade a elaboração das mesmas, mas sim sua