Subprime
Belo Horizonte
2014
Resenha: “Entenda o Subprime”
O que vem a ser subprime?
A expressão subprime se aplica a mais baixa das três principais categorias de crédito – Prime, Alt-A e subprime - utilizadas para classificar os financiamentos imobiliários no mercado de hipotecas dos Estados Unidos.
As classificações são baseadas na proporção do pagamento inicial, ou entrada, e na qualidade de crédito.
Os financiamentos Prime são aqueles cujo valor é reduzido quando comparado ao valor do imóvel; eles são concedidos a mutuários com um bom histórico de crédito e renda para pagar as prestações.
Os financiamentos Alt-A estão entre os financiamentos Prime e subprime três tipos de mutuários se encaixam nesta categoria: aqueles que não possuem um histórico de crédito, os que tomam o financiamento para adquirir um imóvel residencial que não é destinado para uso próprio; e aqueles que, por qualquer motivo, não fornecem os dados necessários, como renda atual. subprime são aqueles que possuem credito baixo. Os motivos podem incluir um histórico de crédito que apresenta problemas ou nível de renda muito baixo para fazer face aos pagamentos das prestações.
Por que os bancos concediam financiamentos a mutuários subprime? As hipotecas subprime davam acesso a crédito a mutuários com um histórico de crédito não tão bom, com elevadas taxas de juros.
Com o aumento de preços de imóveis, os mutuários subprime conseguiam um refinanciamento, liquidando o saldo devedor com os recursos obtidos pelo novo empréstimo o que impedia os mutuários de formar uma reserva de valorização dos imóveis. Os bancos não teriam concedido tantos empréstimos imobiliários para mutuários de baixa qualidade, se não tivesse surgido uma a “securitização”. Até então, os empréstimos imobiliário apareciam no balanço do banco, aumentando a necessidade de capital. Esse montante aumentava na medida em que a