Auditoria Interna x Controladoria
Por Renata Cavalcante A economia de um país, em que cada vez se enfatiza a modernidade e a competitividade demanda a presença de setores para o bom desenvolvimento das organizações. A necessidade que as empresas têm hoje de mostrar suas informações ao público de uma forma coerente, sintética, explicativa e transparente, consta a importância dos controles internos e processos como complemento de uma série de objetivos para se atualizar, construir, inovar e criar controles até que se tenha como resultado a excelência.
Em virtude destas grandes mudanças ocorridas no cenário mundial às organizações se viram obrigadas a criar um diferencial de modo a equilibrar e salvaguardar suas informações.
O objetivo das empresas é o cumprimento das metas, utilizando o compliance, o gerenciamento de projetos, análises dos riscos entre outras ferramentas que auxiliam na tomada de decisão, além de fornecer base de dados no qual o setor de Controladoria juntamente com a Auditoria Interna possam utilizar como forma de buscar o melhor caminho a ser seguido evitando que os controles inseridos sejam fraudados.
O fluxo das informações dentro de uma companhia exige, a cada dia, o maior número de dados do qual exigem a maximização do desempenho e do controle em que a Auditoria Interna e a Controladoria irão surgir para exercer papel preponderante para o equilíbrio das organizações, apoiando a alta administração em seu processo de planejamento e controle interno.
As duas áreas procuram integrar-se no processo das informações das empresas, possibilitando a implementação de suas estratégias específicas. Tais informações devem ser tratadas como um recurso valioso, de forma a assegurar a continuidade e o cumprimento da missão da empresa.
A Controladoria, que em seu conceito, busca fornecer aos gestores a informação necessária para atingir os objetivos da empresa, é considerada então como a unidade administrativa responsável pelo