História e Atualidade dos Direitos Humanos
Este trabalho foi desenvolvido através da leitura e análise do texto História e atualidade dos Direitos Humanos seguida de uma resenha feita através do meu entendimento a respeito do tema abordado pelo autor.
11. RESENHA
No artigo “HISTÓRIA E ATUALIDADE DOS DIREITOS HUMANOS” de Giuseppe Tossi, temos uma história mais detalhada a respeito de como surgiram e evoluíram os Direitos Humanos durante a história.
Com a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU de 1948 houve a expansão das civilizações em boa parte do mundo, tornando assim as histórias mundiais identificadas umas com as outras através, principalmente, da civilização europeia, pois a ideia dos Direitos Humanos nos faz ver os seres humanos de forma igualitária, no entanto ainda não se conseguiu alcançar tal objetivo. A história da modernidade nos faz ver um mundo ao mesmo tempo que includente, também excludente.
Para entendermos sobre os direitos do homem identificamos correntes de pensamentos e de ação como o liberalismo, socialismo e o cristianismo social. A imagem que o Ocidente faz de si e passa para o mundo é de que tal doutrina é moderna e de pensamento liberal, pois nos séculos XVII e XVIII surgiu a ascensão da classe burguesa reivindicando uma liberdade de ação e representação política diante da nobreza e do clero, junto a isso as grandes revoluções liberais com enorme influência do jusnaturalismo moderno. Mesmo com a ideia de direitos amplos, grande parte do povo continuou às margens da sociedade, excluídas dos direitos, como exemplo claro temos os escravos que não eram detentores dos mesmos direitos dos homens livres. Jusnaturalismo moderno ou Hobbeasiano é a teoria dos direitos naturais, grandemente influenciada por Thomas Hobbes, com suas principais características fundadas no Individualismo, O Estado de natureza, O Contrato Social e O Estado.
Na metade do século XIX entra em cena o Socialismo para ampliar direitos e