Definiçao de escopo
A definição do escopo se segue ao entendimento dos objetivos do projeto, dos resultados esperados e à descrição sumária do trabalho a ser realizado.
É feita na etapa de iniciação do projeto e detalhada na etapa de planejamento. Descreve as características do produto e o trabalho necessário para realizá-lo.
O consenso inicial sobre o escopo do projeto é estabelecido entre pessoas, organizações ou departamentos de organizações, sendo uma pessoa, empresa, o cliente, o demandante do serviço, o prestador de serviços designado ou outra pessoa, para fazê-lo.
Embora pareça tratar de informações redundantes, é um processo necessário para explicitar a percepção do que o cliente espera do produto e o que o prestador de serviços precisa projetar, produzir, entregar.
Neste momento, todos os fatores, especialmente prazos e custos, ficam expostos, para não deixar margem a interpretações ambíguas, embora normalmente seja necessário mais adiante revê-los para ajustes das expectativas sobre o produto.
Estes fatores são negociados antes do início do projeto e explicitados no Termo de Abertura do Projeto (Project charter), documento que reconhece formalmente a criação do projeto e pode ter a forma de um acordo formal ou contrato comercial.
No Termo de Abertura do Projeto ficam explicitados aspectos relacionados ao contratante e ao contratado, como:
Nome do projeto, objetivos gerais, necessidades que atende;
Descrição sumária [...];
Produtos do projeto (arquivos, palestras, treinamento, manuais, suporte, acompanhamento pós-lançamento);
Produtos intermediários (entregues no final de cada etapa, como relatórios, cronogramas atualizados, resultados de testes e pesquisas, orçamentos de terceiros, apresentações);
Patrocinador, gerente responsável e principais colaboradores [...] (contratados, terceirizados, alocados de um departamento para outro, colaboradores com dedicação exclusiva ou eventual);
Etapas definidas pela entrega dos