visao compartilhada definicao escopo
Ajuste do foco do projeto junto ao contratante
Inicialmente, um sistema novo é delineado, de acordo com o entendimento do contratante (pessoa ou grupo de pessoas patrocinador do projeto), em termos de escopo de projeto e de prioridades dos requisitos mais importantes. O contratante tem uma boa percepção, em nível macro, do problema a ser resolvido com o uso de tecnologia e privilegia, geralmente, qualidades tais como: baixo custo, prazos curtos de entrega e vida longa do produto. O usuário final, por outro lado, demanda, normalmente, sistemas rápidos, de fácil uso e aprendizagem e que apóiem efetivamente a execução de suas tarefas diárias.
A etapa “Visão Compartilhada” ou “Definição do Escopo de Projeto”, tem como foco a percepção do contratante relativa ao novo sistema e, durante esta etapa, são levantados os objetivos de mais alto nível e seu grau de importância para fins de priorização bem como as características mais relevantes do contexto de uso do sistema a ser desenvolvido. Tal levantamento pode ser feito em reuniões com representantes do contratante que tenham interesses específicos no projeto a ser desenvolvido, tais como pessoas de setores como vendas, de marketing, serviço de apoio ao cliente ou de setores diretamente afetados pela introdução do novo sistema.
A equipe de projeto deve estar familiarizada com informações relevantes sobre o contratante e os processos de trabalho utilizados por ele antes de se envolver em discussões mais formais. Informações relevantes podem ser obtidas, entre outros, a partir de descrições de processos, sistemas já em uso e organogramas.
Durante as discussões, mantidas em um nível de abstração mais elevado, deverão ser levantadas informações relativas a tarefas a serem apoiadas pelo novo sistema bem como categorias de usuários (também referenciados como segmentos de usuários) e suas demandas em relação a materiais de apoio como manuais e pacotes de treinamento.