Psicomotricidade
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo cumprir com a proposta de avaliação da segunda nota parcial da disciplina de psicomotricidade. O trabalho será realizado através de um estudo de caso, no qual desenvolvemos uma proposta de intervenção baseada nos referencias teóricos utilizados durante o decorrer da disciplina.
Através desse estudo de caso, temos a oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico visto em sala de aula, que servirá como uma grande aprendizagem para futuras intervenções na clínica psicomotora.
O caso por nós estudado trata-se de uma criança de 5 anos a qual chamaremos de
Bruno. A criança foi encaminhada à clínica psicomotora devido a uma queixa de timidez relatada por sua mãe. Esta afirma que o filho não mantém contato social fora de casa e que na escolanem fala com a professora e nem brinca com os colegas desde que foi repreendido pela mesma.
Como referencial teórico para a elaboração deste trabalho, utilizamos como base a leitura dos seguintes autores: EstebanLevin, Jerusalinsky e Jean Piaget.
Desenvolvimento
A criança por nós escolhida é do sexo masculino, com idade de cinco anos e dois meses, cursando Infantil V em uma escola de Fortaleza.
Bruno veio encaminhado para o SPA através do setor de nutrição do NAMI, segundo os profissionais sua queixa era baseada em um problema de constipação, onde os mesmos relacionavam a constipação do paciente á timidez.
Na inscrição da triagem a mãe relatou que os nutricionistas só continuariam atendendo seu filho se ele fosse atendido por um profissional ou estagiário de psicologia
Durante a triagem no SPA a criança não manteve nenhum contato com a estagiária permanecendo cabisbaixo durante todo o atendimento, demonstrando timidez e distanciamento social, sendo encaminhado para a psicoterapia.
1
Diante da entrevista da mãe, o filho apresenta timidez, falta de iniciativa e não contato social na escola. A mesma afirma que o