Deficiencia
Curso de Processos Gerenciais
Trabalho sobre Deficiências
André Bion Monteiro
Diego Pimentel
Luciano Feijó
FLORIANÓPOLIS 2012
Introdução:
Nesse trabalho iremos falar um pouco sobre as leis e os direitos do deficiente físico.
Deficiência é: Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.
Deficiência: verdades e mitos
A luta por uma sociedade inclusiva passa pela derrubada de mitos, preconceitos e inverdades que ainda permeiam a questão da deficiência
Verdades * Deficiência não é doença; * Algumas crianças portadoras de deficiências podem necessitar escolas especiais; * As adaptações são recursos necessários para facilitar a integração dos educandos com necessidades especiais nas escolas; * Síndromes de origem genética não são contagiosas; * Deficiente mental não é louco.
Mitos
* Todo surdo é mudo; * Todo cego tem tendência à música; * Deficiência é sempre fruto de herança familiar; * Existem remédios milagrosos que curam as deficiências; * As pessoas com necessidades especiais são eternas crianças; * Todo deficiente mental é dependente.
Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
Normas da ABNT Capítulo 1 Disposições gerais
Art. 1° Esta lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no imobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transportes e de comunicação.
Art. 2° Para os fins desta lei são estabelecidas as seguintes definições:
1 acessibilidade.
2 barreiras: Qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimento e a circulação com segurança das pessoas, classificadas em:
a) barreiras arquitetônicas